O CONGRESSO
A abertura do Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula ressaltou a importância do evento na comemoração dos 20 anos da Constituição Brasileira.
"Muitos não se recordam do clima político e social sobre o qual foi construída a Constituição Federal (CF) de 1988, profundamente democrática, mas aqueles que participaram de movimentos sociais ainda guardam na memória o valor daquela luta, onde se consumou o maior direito do cidadão – a liberdade", disse Lula.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que também esteve presente durante o evento, assegurou que a realização do Congresso vai proporcionar a interação e a troca de experiência entre as carreiras jurídicas. Garibaldi ressaltou que o Poder Legislativo está contribuindo para a modernização do sistema judiciário. "O Poder Legislativo está à disposição para contribuir com a modernização do nosso sistema judiciário".
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, durante seu discurso, afirmou que a Constituição Federal é "uma carta de alforria" para a sociedade brasileira. Para ele, o Brasil vive "um inédito período de consolidação democrática.