No relatório preliminar, a diretoria reforça a necessidade da boa gerência dos gastos, sobretudo, a fim de manter o trabalho administrativo em nível de excelência. Entre as informações, a diretoria da UNAFE aponta gargalos e reforça as estratégias que trarão soluções.
A mudança para a nova sede também será tratada no relatório. Apesar dos problemas acarretados na telefonia e internet, por conta do serviço prestado por algumas empresas prestadoras de serviço, a administração encontra-se operando a 100% e dando prioridade às principais demandas.
Outro importante ponto que será abordado diz respeito à preparação dos processos que envolvem a certificação ISO 9001. Diversas áreas passam por adequações, e o processo de contratação da auditoria independente externa encontra-se em estágio avançado. O projeto é ousado e será um divisor de águas na advocacia pública federal, já que pela primeira vez a categoria passará por tal processo.
A diretoria da UNAFE irá detalhar ainda os processos e projetos envolvendo a área de comunicações da entidade. O ano de 2008 trará inúmeras iniciativas e contará com estratégias envolvendo publicações dirigidas, ações de publicidade, além da organização do II ENAFE, que tem previsão para acontecer no nordeste.
O relatório definitivo será encaminhado aos associados após sua aprovação na reunião de diretores e representantes estaduais em São Paulo, no início de abril, juntamente com a prestação de contas trimestral preparada pela entidade.