No início dos trabalhos, o Plenário deferiu, à unanimidade, o pedido de ingresso do "Unafisco Regional" no "Fórum". O Unafisco Regional é uma associação que representa cerca de oito mil auditores fiscais da Receita Federal, tendo sido saudada pelo Presidente do Unafisco Sindical e pela Presidente da ANFIP, dentre outras entidades que se manifestaram pela admissão. Com este ingresso, o "Fórum" passa a ser integrado por 24 entidades de abrangência nacional, representativas de carreiras típicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no âmbito dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Em seguida, foram relatadas pela Mesa as atividades desenvolvidas pela Diretoria do "Fórum" desde a última reunião plenária. Após, à unanimidade, o Plenário manifestou-se favorável a que o Des. Aymoré Roque Pottes de Mello, Presidente do "Fórum", aceitasse o convite feito pelo Deputado Federal Rodrigo Rollemberg, Presidente da "Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público", para que palestrasse, juntamente com o Ministro Paulo Bernardo, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e com o Dr. Floriano Martins, da ANFIP, sobre o tema "previdência complementar", em evento que se realizará no dia 25 de outubro próximo, à tarde, na Câmara dos Deputados.
O Plenário do "Fórum" também deliberou, à unanimidade, pela aprovação política, simbólica, do seu estatuto. Este documento, no entanto, continuará tendo o seu texto estudado e aperfeiçoado pela Comissão de Estudos Preliminares do Estatuto, coordenada pelo Dr. Danilo Ribeiro Miranda, coordenador-geral da União Nacional dos Advogados Federais – UNAFE, com as sugestões das entidades. A previsão é de que, até meados de novembro próximo, o Fórum fará uma reunião plenária especial para examinar e aprovar o texto final do seu Estatuto. À unanimidade, ficou deliberado que, embora a estrutura orgânica do "Fórum" tenha, desde a sua fundação, a estrutura de uma "central" representativa dos direitos e interesses de carreiras essenciais do Estado, a sua personificação jurídica não implicará na utilização desse termo no seu "nomen juris".
Com a aprovação e registro do Estatuto, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado terá personalidade jurídica e organicidade, o que facilitará o encaminhamento de todas as reivindicações das categorias representadas.
Ao analisar o PL 1.990/2007, que trata do reconhecimento de Centrais sindicais, o Fórum elaborou uma emenda, subscrita pelo Deputado Arnaldo Farias de Sá (PTB-SP), que prevê a representatividade das carreiras exclusivas do Estado neste projeto. Esta emenda, porém, foi rejeitada nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP e de Finanças e Tributação – CFT. O Fórum continuará trabalhando pela aprovação dessa emenda, na Câmara e no Senado, como DVS (destaque para votação em separado).
As entidades examinaram, também, uma emenda elaborada pelo Dr. Danilo em nome do "Fórum", subscrita e apresentada pelo Deputado Walter Pinheiro (PT – BA) ao Projeto de Lei 1.992/2007 (Previdência Comp ! 2007-10-11 09:52:00.000 ! 526